Never Can Say Goodbye MJ
Olá querido(a) Fã...
Nosso fórum vai passar por mudanças. Pretendo fazê-lor o mais rápido possível para evitar o menor desconforto.Espero que continue conosco e faça o seu cadastro. Ótimas Novidades vem por ai! Não percam!

God bless you.... Beijacksons <3
Administradora

*+ O Amor não tem fronteiras,
E a saudade nunca será um adeus +*
Never Can Say Goodbye MJ
Olá querido(a) Fã...
Nosso fórum vai passar por mudanças. Pretendo fazê-lor o mais rápido possível para evitar o menor desconforto.Espero que continue conosco e faça o seu cadastro. Ótimas Novidades vem por ai! Não percam!

God bless you.... Beijacksons <3
Administradora

*+ O Amor não tem fronteiras,
E a saudade nunca será um adeus +*
Never Can Say Goodbye MJ
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


<3 O Amor vive para sempre <3
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  EntrarEntrar  

 

  A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Beah-chan

Beah-chan


Mensagens : 393
Scores : 457
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 32
Localização : Neverland

 A "verdadeira" voz de Michael Jackson..... Empty
MensagemAssunto: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....    A "verdadeira" voz de Michael Jackson..... Icon_minitimeQui Nov 08, 2012 10:36 am

Oi pessoal,
depois de um post do HugoM95 aqui no fórum, ( que falava sobre um telefonema que um cara deu para o Michael tentando se passar pelo Akon..... http://dangerousmj.forumeiros.com/t4068-michael-jackson-apanhado )

No final podemos ver claramente que o Michael muda a voz.... não passa o telefone para outra pessoa... daria pra perceber caso ele fizesse isso.
Então isso me fez lembrar de algumas coisas que eu já tinha lido e visto sobre a voz do Michael e gostaria que vocês dessem uma olhada nessa matéria.....
Eu li ela há algum tempo atrás e felizmente consegui desenterrar ela.


O timbre vocal de Michael Jackson


Foi dito que a Motown forçou Michael a cantar no seu limite, especialmente porque sua voz estava se desenvolvendo. Em função disso, ele manteve uma série de notas altas, mesmo após a sua voz ter se consolidado. E então, conforme ele ficou mais velho, sua voz ganhou notas mais baixas, dando-lhe a faixa de 4 oitavas.

Existe uma única prova de que Michael também usava sua voz de soprano clássico, em “Who Is It”, exibindo seu talento em diferentes estilos vocais. No início da música, antes da batida começar, há uma nota muito clara, que soa quase como um instrumento, ou um coro clássico. Com a ajuda de Linda Harmon… é o Michael! Pegue seu fone-de-ouvido e vá ouvir a música… você pode ligeiramente distingui-lo de Linda.

“Michael é sem dúvida um dos melhores músicos e vocalistas com quem eu já gravei. E, oh, ele é um homem de detalhes. Por exemplo, ao gravar, ele traz seu preparador vocal e aquece a voz por 2 horas antes de ficar à frente do microfone! Sim, ele faz isso durante um ou dois takes. Eu trabalhei com Michael durante quase 25 anos, e sempre foi assim. Ele é definitivamente dedicado e é o músico dos músicos. Outro exemplo, estávamos no estúdio e de repente eu ouvia “clank, bang, clank, raspar”, quando ia ver, era ele movendo os objetos ao redor da sala para mudar a acústica!” – Bruce Swedien, novembro de 2001.

“Uma coisa estranha sobre Michael Jackson é que ele tem uma voz totalmente espetacular, mas ele não sente a necessidade de nos surpreender com ela. De forma alguma. Sua técnica preferida para transmitir paixão é usar palavras. Nas suas músicas dançantes, sua voz parece tão dura (seca) e compacta quanto a percussão, reduzindo-se a fragmentos gelados do que é. Quando ele canta em estilo gospel, ele deixa estes arranjos em uma mixagem mais baixa, como em um segundo plano, enquanto a batida ou os vocais mais simples são o centro das atenções. Ou ele apenas coloca sussurros em destaque, enquanto vai escalando os outros arranjos à distância.” – Frank Kogan, crítico de música.

Houveram boatos de que Michael e Pavarotti iriam fazer um dueto juntos. Se tivesse acontecido, esse dueto teria sido uma boa oportunidade para mostrar a verdadeira flexibilidade da voz de Michael ao máximo.

Em “Billie Jean”, Michael provavelmente usa em torno de 2 e meio, talvez 3 das oitavas que ele possui, porque é isso que a música exige. Em ‘The Wiz’, ele canta “You Can’t Win”, e é neste ponto que o seu alcance vocal é mais ouvido, bem como em “Who’s Loving You”. Sua voz atinge as notas mais baixas e mais altas naquela canção. Essa variação da voz de Michael também é ouvida no aquecimento de voz com Seth Riggs. Michael e Freddie Mercury têm sido citados como alguns dos cantores mais talentosos da idade moderna. Embora o intervalo de alcance da voz do Michael seja maior que o de Mercury, Michael não costumava exibir o seu potencial de voz. Freddie Mercury utilizava toda a sua extensão de voz para causar grandes efeitos, enquanto o Michael, propositadamente, guardava a voz, dependendo da música. Eram estilos diferentes.

Vibrato = Quando a voz vibra. Michael foi um auto-didata em vibrato quando era criança, e o dominava (ver as “tremidinhas” da voz em “Never Can Say Goodbye” a capela e também “Who’s Loving You”).

Falsetto (falsete) = Somente as bordas muito exteriores das cordas vocais são usados em falsete. Em vez de empurrar todo o ar através das cordas vocais a uma centena de km por hora, o falsete utiliza muito pouca pressão, e tem mais a ver com o espaço minúsculo por onde o fluxo de ar passa. Seria como puxar o bico de um balão em duas direções opostas para sair o som “fininho”.

Misturadas = voz mista.

Voz da cabeça = a potência da voz está na cabeça (mais especificamente, no nariz a – voz anasalada).
Voz de peito = a potência da voz vem do peito.

A confusão que há entre o falsete de Michael e a sua voz de peito é devida ao fato de que o topo de alcance da voz do Michael é muito perto do início do seu falsete (um começa onde o outro termina, não há grande intervalo entre eles).
Sua voz vai de dois E abaixo de meio C (meio do teclado), para dois Bs acima da média C, ou 44 notas. Esta é uma variedade extremamente rara entre os cantores adultos masculinos. Basicamente Michael é capaz de alcançar oitavas, que outros tenores não podem alcançar, com a sua voz natural (sem sussurrar falsetes). Sua voz não é *falsete, como muitos acreditam. Claro, MJ faz uso de falsete, mas esse é o intervalo de notas que ele pode cantar com sua *voz de peito. Se você ouvir ‘Butteflies’ Acapella, você pode ouvir que todas as notas altas estão na voz de peito (cantadas com força) e não falsete (de levinho, sussurrado). “Don’t Stop ‘Til You Get Enough”, no entanto, é falsete.

Michael possui um 4 oitavas vocais. Um piano é dividido em oitavas, uma oitava é, C, D, E, F, G, A, B, C, repetindo toda a sequência em seguida, com a mesma nota, cada vez mais agudo. (Christina Aguilera tem um 3 e um intervalo de meia oitava, Whitney 3, Freddie Mercury, 3 e meia. Mariah Carey afirma ter 5).
Tecnicamente, Michael Jackson tem uma das melhores vozes da música contemporânea. Sua primeira vantagem é a velocidade natural de sua voz, bem como, a adequação de suas cordas vocais, que lhe permitem oscilar entre subir e descer de forma muito rápida, o que também permite que ele faça o seu soluço vocal sem engolir sua laringe! Ele tem a habilidade de cantar em staccato (soluços no meio da frase ou palavra), e cantar ritmos complexos no tempo perfeito. O melhor exemplo disto está na faixa-título de seu álbum de 1979, Off The Wall.

O timbre vocal (clássico) é dividido em Spinto (soprano ou tenor de peso intermediário, ou seja, cantando com certa força, para os leigos), contralto, barítono. Na música contemporânea Michael seria classificado como um alto teor (alcance bem alto).


Fonte: RÁDIO WEB MICHAEL JACKSON





Além dessa matéria que eu achei muuuuuuuuuuuuiiiiiiiiiiito boa.... eu tenho umas considerações a fazer...
Por exemplo, alguém já escutou a voz do Major do clipe Ghosts?
Claro.............. o Major é o Michael, mas para aqueles que acreditava que foi usado algum tipo de programa para modificar a voz de Michael..... por favor dêem mais uma olhada ( ou melhor, ouvida) na voz dele.....
obviamente não foi feita mudança alguma.... por que se fossem fazer, modificariam totalmente a voz dele...
e no caso podemos ouvir muito bem uma certa semelhança entre as duas...




Bom, tenho outro video aqui que mostra essa "outra voz" do Michael (00:35)



Isso não é porque ele está cansado, dá pra ver claramente que seu timbre de voz está mais grosso!
Não dá pra cantar fininho toda hora né gente?



Então agora.... se vocês acham que isso é pouco.... deem uma olhada na música 2.000 Watts do album Invincible......
Vou colocar as duas versões aqui, mas acho que não é tão necessário um estudo muito profundo que é a voz do Michael, mas deixarei as duas aqui para serem comparadas....


Versão que ouvimos no CD.


Versão com a Voz Original.


Bom, espero que tenham gostado.... claro há várias músicas do Michael que podemos ouvir esse timbre de voz, mas não dá pra eu postar tudo aqui né?
Bom..... não sei dizer se a voz que conhecemos do Mike, essa voz mais suave é um falsete e essa mais grave é a original... ou ao contrário....
Mas posso arriscar a dizer que Michael com certeza tinha muitas vozes....
Lembro de quando eu era pequena e um amigo meu me disse que Axel Rose (Guns'n Roses) podia fazer mais de 30 vozes.
O que é um fato, todos os fãs de Guns'n Roses podem constatar....
Então acredito que o Michael também, certo?
Gostaria da opinião de vocês quanto à isso!

Queria agradecer ao HugoM95, se não fosse ele eu jamais ía ter coragem desenterrar tudo isso....
Bjus pessoal....
e me digam as suas opiniões, OK?
Ir para o topo Ir para baixo
muniz




Mensagens : 1
Scores : 1
Data de inscrição : 08/01/2013

 A "verdadeira" voz de Michael Jackson..... Empty
MensagemAssunto: Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....    A "verdadeira" voz de Michael Jackson..... Icon_minitimeTer Jan 08, 2013 11:18 pm

Então Beah-chan:

Vi seu tópico na internet e me cadastrei no fórum para buscar mais informações sobre este assunto.


Quanto a sua dúvida se a voz dele nos tons finos é falsete, pode ter certeza que não é.


Na verdade esta técnica usada para chegar em tons tão altos, requer muito treinamento e claro ter dom para tal façanha. note que cantores como Stevie wonder, Bruno mars e um cantor gospel brasileiro conseguem usar a mesma técnica para alcançar notas tão altas, eu canto desde que me entendo por gente e venho tentando conseguir obter esta técnica ja que não adianda fazer aula. é algo creio que de Deus para a pessoa.


Nos ultimos tempos tenho conseguido finalmente com muita dificuldade controlar esta técnica e conseguir alcançar tranquilamente os tons altos das musicas The Way You Make Me Feel, rock with you, The Way You Make Me Feel entre outras.
assim que eu estiver com a voz decente para gravar um video irei mostrar para verem que ele não usava falsete nas musicas, mas sim uma técnica muito dificil de se obter que apenas com extrema dedicação se consegue.
Ir para o topo Ir para baixo
Beah-chan

Beah-chan


Mensagens : 393
Scores : 457
Data de inscrição : 20/06/2012
Idade : 32
Localização : Neverland

 A "verdadeira" voz de Michael Jackson..... Empty
MensagemAssunto: Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....    A "verdadeira" voz de Michael Jackson..... Icon_minitimeQua Jan 09, 2013 5:49 am

muniz escreveu:
Então Beah-chan:

Vi seu tópico na internet e me cadastrei no fórum para buscar mais informações sobre este assunto.


Quanto a sua dúvida se a voz dele nos tons finos é falsete, pode ter certeza que não é.


Na verdade esta técnica usada para chegar em tons tão altos, requer muito treinamento e claro ter dom para tal façanha. note que cantores como Stevie wonder, Bruno mars e um cantor gospel brasileiro conseguem usar a mesma técnica para alcançar notas tão altas, eu canto desde que me entendo por gente e venho tentando conseguir obter esta técnica ja que não adianda fazer aula. é algo creio que de Deus para a pessoa.


Nos ultimos tempos tenho conseguido finalmente com muita dificuldade controlar esta técnica e conseguir alcançar tranquilamente os tons altos das musicas The Way You Make Me Feel, rock with you, The Way You Make Me Feel entre outras.
assim que eu estiver com a voz decente para gravar um video irei mostrar para verem que ele não usava falsete nas musicas, mas sim uma técnica muito dificil de se obter que apenas com extrema dedicação se consegue.




Bom. eu nunca disse que ele usava falsete ou não....
O objetivo do tópico era analisar a verdadeira voz dele, quando ele estivesse apenas falando e para isso eu utilizei algumas músicas. Michael não tinha aquela voz suave o tempo todo. As vezes ficava mais grave ou extremamente aveludada.

Mas fiquei feliz que uma pessoa que entenda de musica veio comentar.
Como eu disse acima, não sei dizer ao certo qual é a voz real dele, apesar de que várias pessoas já disseram que a voz dele era mais grave.

Quanto a materia que está no começo do tópico onde a backing vocal dele diz algumas músicas que ele usa falsete, analisei as musicas e pelo menos onde ela citou eu realmente escutei falsete....

Mas não acho que usar falsete ou não seja uma coisa extremamente importante....
Como falei, Michael podia dançar entre uma ponta à outra das escalas sem esforço algum... e como grande fã, admiro e aplaudo muito isso.

Obrigada por seu comentário. E vou querer ver seu video com certeza! hihihi
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





 A "verdadeira" voz de Michael Jackson..... Empty
MensagemAssunto: Re: A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....    A "verdadeira" voz de Michael Jackson..... Icon_minitime

Ir para o topo Ir para baixo
 
A "verdadeira" voz de Michael Jackson.....
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Cirque du Soleil e Espólio de Michael Jackson anunciam “Michael Jackson ONE”, escrito e Dirigido por Jamie King
» Espólio de Michael Jackson pede para Conrad Murray parar de falar de Michael Jackson
» Propriedade de Michael Jackson pede remoção do dueto entre Michael Jackson e Justin Bieber
» Irmãos de Michael Jackson dizem que sentem falta de Michael Jackson todos os dias
» Com Michael Jackson e dança, Steve Ballmer se despede de funcionários de Michael Jackson

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Never Can Say Goodbye MJ :: Fórum :: Análise e Debate-
Ir para: